NOTÍCIAS

05/04/2019

Congresso Olímpico Brasileiro: compartilhando conhecimento para o esporte

Artigo de Soraya Carvalho, atleta olímpica e gerente do Instituto Olímpico Brasileiro

Nas últimas décadas, houve uma grande transformação do mercado de trabalho como um todo. Vivemos em um mundo inconstante e acelerado. Dentro desse contexto, cada vez mais, o conhecimento passa a ser um dos fatores de produção preponderante na geração de riqueza e performance. 

No passado, o conhecimento estava nas enciclopédias e centralizado em pensadores e mentores. Hoje, a informação está em todo lugar, disponível em meios e mídias variadas, possibilitando igualdade no acesso ao conhecimento. Então, nos perguntamos, o que pode gerar um diferencial competitivo para alcançar grandes resultados? 

Quando um atleta conquista sucesso na pista, na piscina, na quadra, ele nunca está sozinho. Para se obter resultado esportivo é necessário ter políticas, governança, programas de suporte ao atleta, ao treinador, pesquisa e tecnologia de ponta, equipamentos, acesso à prática esportiva, mas toda essa estrutura robusta, necessária ao esporte de alto rendimento, tem uma coisa em comum: para ser bem gerida é necessário ter pessoas, e pessoas capacitadas, com conhecimento. 

Fatores materiais e tecnológicos são fundamentais, mas estes igualam as empresas, a competição entre elas. O que faz a diferença são as pessoas.

Assim nasceu o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com a missão de gerar e difundir conhecimento, promovendo programas de capacitação para a formação de profissionais de alta qualidade, o IOB vem contribuindo com o desenvolvimento e o crescimento do esporte nacional. 

Ao encarar o desafio de trabalhar com educação no mundo atual, o IOB busca refletir constantemente sobre os problemas organizacionais e de treinamento esportivo, enfrentados por gestores, treinadores, atletas e demais profissionais das ciências do esporte. Incentivamos aos alunos a análise e a reflexão crítica da teoria e da realidade prática, com o intuito de facilitar a elaboração e a aplicação de soluções criativas, com um olhar mais sistêmico e multidisciplinar.

Estamos na era do conhecimento, um recurso infinito. E ele se multiplica e enriquece quanto mais eu compartilho. Em alguns dias, o Comitê Olímpico do Brasil, em comemoração aos 10 anos do seu Instituto, realizará o primeiro Congresso Olímpico Brasileiro, cujo lema é “Compartilhando conhecimento para o esporte”. Gostaria de aproveitar esse momento para convidar vocês para juntos, discutirmos, debatermos e criarmos uma comunidade com os principais stakeholders do esporte a fim de oportunizar um pensamento conjunto sobre como enfrentar os desafios do Esporte Olímpico no Brasil.  

Nos vemos lá, no dia 13 de abril, em São Paulo!
Todas as informações estão no site: congresso.cob.org.br

Saudações Olímpicas, 

Soraya Iida de Carvalho
Atleta Olímpica
Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.